Estudo conclui que ômega-3 não protege diabéticos contra problemas cardiovasculares
Publicado em 13/06/2012 às 22h31
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
Ômega-3, presente em peixes, não protege coração de pessoas com diabetes
Embora o ômega-3, um tipo de gordura presente em alimentos como peixes, azeite e linhaça, seja associado a proteção à saúde do coração, uma nova pesquisa não encontrou esse benefício entre pessoas com diabetes tipo 2, problema que é fator de risco para doenças cardiovasculares. O estudo foi publicado nesta segunda-feira na revista médica The New England Journal of Medicine.
Ômega-3, presente em peixes, não protege coração de pessoas com diabetesOs autores do trabalho, que fazem parte da Universidade de McMaster, no Canadá, acreditam que os diabéticos reagem de maneira diferente a suplementos de ômega-3, o que ajudaria a explicar o resultado da pesquisa. A equipe também especula que o risco de doenças cardiovasculares seja tão alto entre pacientes com diabetes que, para fazerem efeito, esses suplementos deveriam ser tomados em quantidades muito maiores por essas pessoas.
Participaram do estudo 12.536 pessoas maiores do que 50 anos que tinham diabetes tipo 2 e tinham riscos de sofrerem algum problema cardiovascular. Durante seis anos, parte desses indivíduos recebeu um suplemento de óleo de peixe, que continham um grama de ômega-3, por dia e o restante tomou placebo. Ao final da pesquisa, a equipe não encontrou relação entre o nutriente e a mortalidade por doenças cardiovasculares. Os autores também observaram que os suplementos não reduziram os níveis do colesterol ‘ruim’ (LDL) no sangue, mas descobriram que a gordura ajuda a reduzir os níveis de triglicérides na corrente sanguínea, quadro que é fator de risco para eventos cardiovasculares.
“Embora pesquisas anteriores tenham mostrado benefício modesto do ômega-3 em pacientes diabéticos, não encontramos associação alguma. Se um indivíduo deseja evitar doenças cardiovasculares, ele não conseguirá isso apenas comprando suplementos da gordura”, diz um dos autores do estudo Herzl Gerstein.
Sem benefícios à cognição — O efeito protetor sobre a cognição, outro benefício que foi anteriormente associado ao uso de suplementos de ômega-3, também foi desconsiderado por um novo estudo publicado nesta quarta-feira. Segundo essa pesquisa, que se baseou em três estudos sobre o assunto que envolveram mais de 3.500 pessoas no total, idosos que tomam suplementos de óleo de peixe e outros ricos em ômega-3 não têm melhorada sua função cognitiva e nem reduzida as chances de piora da memória, por exemplo. Esse trabalho foi feito na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido, e divulgado no periódico The Cochrane Databases of Systematic Reviews.
Fonte: Veja Online
Edição: Milana Santos
Contato: redacao@vooz.com.br
Keywords: Pesquisa, diabetes, cardiovasculares, omega, suplementos
Edição: Milana Santos
Contato: redacao@vooz.com.br
Keywords: Pesquisa, diabetes, cardiovasculares, omega, suplementos
leia mais sobre Ciência e Saúde
- Entidades de saúde reeditam cara-pintadas em "repúdio à importação de médicos"
- Tratamento com sangue do cordão umbilical reverte estado vegetativo na Alemanha
- Capacitação para profissionais do Samu Aéreo inicia nesta sexta (24)
- Lotes suspensos do Tylenol ainda não foram encontrados no PI
- Teresina realiza vacinação contra a poliomielite a partir de 8 de junho
O que você achou dessa notícia?
Avalie aqui:
Média de avaliações
Envie essa notícia para um amigo:
Comunicar erro na notícia:


Avalie essa matéria
Comente
Denunciar erro
Enviar por e-mail
Imprimir
Rss




