fechar

MSN Repórter

O Vooz quer escrever notícias para você e por isso abriu o canal Repórter Vooz onde você entra em contato diretamente com nossa equipe por MSN e participa do Vooz.

  • Sugira assuntos e enquetes;
  • Envie matérias;
  • Complemente com informações, fotos ou vídeos;
  • Tire dúvidas;
  • Tenha seu nome na equipe do Vooz e ganhe visibilidade no mercado;

msn@vooz.com.br


Projeto Bate Lata é desenvolvido em Chaval

Atualizada em 02/11/2009 às 16h51

/

Jovens de Chaval no litoral do Ceará integram a Banda de Latas, iniciada há seis meses, e já começam a mudar de vida por meio da música. O Projeto Bate Lata é desenvolvido na sede do município, mas será expandido para os demais distritos.

Uma oficina de instrumentos de lata, marca registrada da Promuarte, modifica a rotina das crianças em Chaval. O projeto começou no dia 2 de junho com a iniciativa da prefeita Janaline de Almeida Pacheco, que não mediu esforços em contratar a técnica em projetos sociais, Luciana Jacqueline da Costa Ferreira, por meio de recursos do Governo Federal, e implantar a Oficina de Percussão em Lata destinada às crianças com vulnerabilidade social.

Isso ocorre também com os alunos do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Jordana Xavier, regente e instrutora da oficina, ressalta que o trabalho começou com 11 crianças e, hoje, conta com a participação de 60, entre outras que esperam vaga para o ano seguinte. O projeto "Bate Lata" é desenvolvido na sede, mas de acordo com a prefeita, irá se expandir para os demais distritos do município.

O "Bate Lata" funciona no pátio da Secretaria de Ação Social e no salão de festas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Chaval, onde a equipe recebe absoluto apoio do secretário de Ação Social, Francisco de Paula Fiel dos Santos, e da coordenadora do Cras, Elizamar Pereira dos Santos de Araújo. No projeto, as crianças aprendem a confeccionar os seus próprios instrumentos e recriam ritmos de autoria da regente, que conduz as aulas com diversos tipos de músicas. Essa didática proporciona autonomia aos alunos.

Os integrantes do projeto estão adaptando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município no ritmo das latas. Além de desenvolver o canto e a dança, uma vez que a banda hoje é composta por quatro crianças que cantam e outras 56 que dançam e tocam, é um atrativo de todas as terças e quartas-feiras na rotina da cidade. E conta com a admiração da população, que acompanha e prestigia as crianças em suas apresentações. O principal objetivo dos alunos é gravar o primeiro CD.

O "Bate Lata" é o projeto de maior destaque da cidade nos últimos meses. A técnica Luciana Ferreira ressalta que o desenvolvimento deste trabalho resulta também na reintegração social. Um dos alunos, no decorrer do projeto confeccionou uma bateria musical de lata.

Em dezembro, na principal praça da cidade, haverá um grande show com a banda, para comemorar o primeiro semestre de suas atividades. Esse projeto evita os momentos de ociosidade das crianças, além de mostrar a dedicação delas ao "Bate Lata" de Chaval no Ceará.

Veja aqui outras notícias de Chaval (CE).



Fonte: Diário do Nordeste



Keywords: ceará, governo federal, peti, jovens, chaval, banda de lata, oficina de percussão, bate lata



O que você achou dessa notícia?

Avalie aqui:

Média de avaliações

0 votos
Deixe seu comentário:
Deixe seu comentário pelo facebook
Deixe seu comentário

O comentario não pode ser vazio.


O nome não pode ser vazio.


O email não pode ser vazio.

O Estado não pode ser vazio.

A cidade não pode ser vazia.
Envie essa notícia para um amigo:
Envie essa notícia para um amigo


Exemplo: nome@example.com. Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços por vírgulas

Informe o seu nome

Informe o seu endereço de e-mail

O comentario não pode ser vazio.
Comunicar erro na notícia:
Comunicar erro na notícia


Informe o seu nome

O email não pode ser vazio.

Descreva o que há de errado com esta notícia

0 comentários, 0 respostas