fechar

MSN Repórter

O Vooz quer escrever notícias para você e por isso abriu o canal Repórter Vooz onde você entra em contato diretamente com nossa equipe por MSN e participa do Vooz.

  • Sugira assuntos e enquetes;
  • Envie matérias;
  • Complemente com informações, fotos ou vídeos;
  • Tire dúvidas;
  • Tenha seu nome na equipe do Vooz e ganhe visibilidade no mercado;

msn@vooz.com.br


Pedagogia moderna

Atualizada em 14/02/2012 às 19h29

Imagem: Google imagens IntClique para ampliarO mais importante é que toda atividade educacional seja inclusiva sempre.(Imagem:Google imagens Int)O mais importante é que toda atividade educacional seja inclusiva sempre.
Escrito por Leandro da Silva - Professor de história pela Universidade Gama Filho/RJ
O advento do mundo virtual leva o professor a se adaptar à demanda de hoje

A pedagogia moderna possibilita aos profissionais de educação inúmeras ferramentas que dinamizam o ensino e consequentemente o aprendizado.

A melhor forma de trabalhar com o conteúdo de história é adequá-lo de maneira que os conflitos práticos e teóricos sejam minimizados para uma melhor compreensão por parte do aluno, que é o principal beneficiado. A ideia precípua é estabelecer um clima harmônico entre o quarteto responsável pelo equilíbrio das forças da educação: família, escola, aluno e professor.

Quando essas quatro esferas compreendem que sozinhas são apenas reflexos de um todo, logo conseguem lograr êxito na tarefa. Educar é uma arte prazerosa, mas árdua para o educador. A probabilidade de êxito das propostas almejadas é muito maior, e infinitamente menor é o trabalho, que logo é compreendido quando o resultado final apresenta bons ou ótimos objetivos previamente planejados. Hoje em dia, depois do advento do mundo virtual, internet, e-mail etc, uma gama de caminhos foi aberta para que o professor procure adaptar o seu conteúdo e todas as suas propostas à realidade que hoje permeia a maioria das escolas, quer seja pública ou privada.

É imprescindível que a concepção de educação adotada esteja adequada às nuances do mundo virtual, sem que para isso o professor se omita do seu papel de orientador. O professor pode e deve muito bem não abdicar das convicções educacionais, desde que elas estejam concatenadas com a realidade social que o cerca.

O professor necessita constantemente se reciclar. Infelizmente, essa reciclagem é fundamental para a manutenção, inclusive das suas convicções, que também devem ser revistas para que no resultado final seja colhido o fruto do conhecimento – principalmente quando nos referimos à disciplina história – algo além do conteúdo, a reflexão sobre a realidade presente no dia a dia.

Inúmeros são os autores consagrados na área da pedagogia, que devem ser sempre lembrados e, na medida do possível, que os seus preceitos e estudos sirvam de ponto de partida para outros que também devem ser lidos, adotados ou não pelo professor de história. O mais importante é que toda atividade educacional seja inclusiva sempre. A exclusão em um país com as características do Brasil é por demais nociva para as classes menos favorecidas, que veem na escola ainda a imagem do repressor, que está ali para sabatinar, criticar sem ao menos pensar na realidade social da qual o aluno é oriundo.

A escola nunca deve ser a priori um espaço cultivador ou motivador de violência física, moral, emocional. Deve sim, com o professor, acolher o aluno da melhor forma, incluindo o ser humano ao acesso do saber do conhecimento científico. Essa deve ser a máxima escolar – construir verdadeiramente o futuro do cidadão, tornando-o um vetor de coisas boas para a sociedade, não um ser alienado, mas um cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

Fonte: Estado de Minas, 01/02/2012 - Belo Horizonte MG



Keywords: Professor, escola, Aluno, educação, Vooz, Realidade, Christian Messias, Mural da Escola, pedagogia moderna, mundo virtual



O que você achou dessa notícia?

Avalie aqui:

Média de avaliações

0 votos
Deixe seu comentário:
Deixe seu comentário pelo facebook
Deixe seu comentário

O comentario não pode ser vazio.


O nome não pode ser vazio.


O email não pode ser vazio.

O Estado não pode ser vazio.

A cidade não pode ser vazia.
Envie essa notícia para um amigo:
Envie essa notícia para um amigo


Exemplo: nome@example.com. Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços por vírgulas

Informe o seu nome

Informe o seu endereço de e-mail

O comentario não pode ser vazio.
Comunicar erro na notícia:
Comunicar erro na notícia


Informe o seu nome

O email não pode ser vazio.

Descreva o que há de errado com esta notícia

0 comentários, 0 respostas